quarta-feira, 21 de agosto de 2013

A Inteligência e o futebol .



                                                                         Estudos recentes, concluíram, que Inteligência e o dom de jogar futebol em alto nível andam juntos. http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2012/04/29/estudo-mostra-que-cerebro-de-jogadores-de-futebol-e-bom-em-planejamento.htm

A ideia de que jogador de futebol geralmente foge da escola, não significa que é desprovido de um intelecto de alto nível,  http://globoesporte.globo.com/programas/esporte-espetacular/noticia/2013/06/estudo-cerebros-de-atletas-sao-mais-apurados-que-os-de-pessoas-normais.html


Tivemos um jogador que ficou famoso por sua inteligência dentro de campo. Curiosamente se chamava Sócrates e também filosofava, mas era em campo que desfilava seu maior dom.

Sócrates tinha uma técnica apurada, mas não era só isso.  Fazia jogadas inusitadas, gols, passes , cruzamentos e até mesmo toques simples na bola que tinham a genialidade de  quem parecia estar vendo o jogo de cima e não somente de dentro do campo.

Notabilizou-se pelos toques de calcanhar. Por ser alto e magro, não tinha a agilidade de um jogador fisicamente mais flexível e desta forma compensava com a técnica e inteligência as diferenças. Também conhecido como Dr. Sócrates por ser formado em medicina, provou ao mundo que a Inteligência dentro das quatro linhas as vezes supera a habilidade e a força.

Uma vez que descobrimos que os craques são inteligentes, fica a pergunta :  Jogam bem futebol porque são inteligentes ou desenvolveram seus intelectos jogando futebol ? 

Outro estudo, chegou a conclusão que praticar ou assistir embates esportivos, também desenvolve a Inteligência http://www.estadao.com.br/noticias/esportes,esporte-aumenta-a-inteligencia-dizem-cientistas-dos-eua-,234793,0.htm .

Seguindo esta linha de estudos  e considerando as fortes tendencias de que praticar e assistir futebol aumenta a inteligência (não deixe de mostrar isso para a patroa) estou desenvolvendo minha própria pesquisa a respeito em que eu defendo a tese de que aquela cervejinha ao assistir os jogos ou depois de praticar o futebol  "potencializa o efeito". (Tudo em prol da ciência)





Nenhum comentário:

Postar um comentário